Rede de supermercado desenvolve projeto de combate a solidão dos idosos por meio de seus caixas

O enfrentamento da solidão talvez seja um dos principais desafios com que a população idosa se depara em seu processo de envelhecimento. Os estudos desenvolvidos apontam que os laços sociais construídos ao longo da vida são o que mais importa na vida de uma pessoa na terceira idade, superando aspectos como carreira, dinheiro ou educação.

A solidão causa medo! Para os idosos ainda mais! E não é para menos! A solidão está associada a sentimentos negativos de vazio, tristeza, medo e falta de sentido, gerando queixas físicas ou psicológicas que afetam a saúde, bem-estar e qualidade de vida de qualquer um.

Em países onde os idosos tem maior representatividade, como na Holanda, e a preocupação com os efeitos que a solidão geram são reconhecidos, inúmeras iniciativas sociais foram agrupadas em uma coalizão que geram enfrentamento a este problema social.

Até aí, parece tudo normal, não? Já que acreditamos que esta é a função das organizações sociais. Mas vibro muito, quando vejo iniciativas empresariais como da rede holandesa de supermercados Jumbo, que selecionou em bairros com maior densidade de idosos caixas e treinou seus operadores para que pudessem conversar e criar maior vínculos com os idosos como forma de contribuir nesta ação.

Ações sociais promovidas na operação, no cerne da empresa, podem e devem estar vinculadas ao negócio e não só serem desenvolvidos pelas áreas sociais. Agora peço que me ajude… Quais empresas, ou negócios, você conhece que promovam ações como esta focadas no público sênior no Brasil?

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.