O enfrentamento da solidão talvez seja um dos principais desafios com que a população idosa se depara em seu processo de envelhecimento. Os estudos desenvolvidos apontam que os laços sociais construídos ao longo da vida são o que mais importa na vida de uma pessoa na terceira idade, superando aspectos como carreira, dinheiro ou educação.
A solidão causa medo! Para os idosos ainda mais! E não é para menos! A solidão está associada a sentimentos negativos de vazio, tristeza, medo e falta de sentido, gerando queixas físicas ou psicológicas que afetam a saúde, bem-estar e qualidade de vida de qualquer um.
Em países onde os idosos tem maior representatividade, como na Holanda, e a preocupação com os efeitos que a solidão geram são reconhecidos, inúmeras iniciativas sociais foram agrupadas em uma coalizão que geram enfrentamento a este problema social.
Até aí, parece tudo normal, não? Já que acreditamos que esta é a função das organizações sociais. Mas vibro muito, quando vejo iniciativas empresariais como da rede holandesa de supermercados Jumbo, que selecionou em bairros com maior densidade de idosos caixas e treinou seus operadores para que pudessem conversar e criar maior vínculos com os idosos como forma de contribuir nesta ação.
Ações sociais promovidas na operação, no cerne da empresa, podem e devem estar vinculadas ao negócio e não só serem desenvolvidos pelas áreas sociais. Agora peço que me ajude… Quais empresas, ou negócios, você conhece que promovam ações como esta focadas no público sênior no Brasil?