A educação e a comemoração do bicentenário da independência

. Pesquisa do Inaf (Indicador de Analfabetismo Funcional) divulgada em 2019, revela que 29% dos jovens e adultos entre 15 a 64 anos são considerados analfabetos funcionais – número que representa 38 milhões de brasileiros.

. Analfabeto Funcional é aquele que reconhece as letras e os números, mas não consegue ler e compreender uma frase toda. Não consegue interpretar um texto, entender o que está contido naquele texto, qual a mensagem ele traz.

. O número é muito alto considerando que em 2021 existiam no Brasil 12 milhões de analfabetos. Se somarmos estes dois números teremos algo em torno de 50 milhões de brasileiros incapazes de ler um texto, fazer uma simples operação matemática ou enviar uma mensagem.

. Neste número não estão aqueles que são considerados alfabetizados em nível rudimentar, isso é, alfabetizados com dificuldade na leitura de um texto mais longo, incapazes de reproduzir uma informação fazendo uso de todos e dos detalhes ali existentes, limitados na interpretação e compreensão de uma orientação para uma atividade, por mais simples que seja.

. Um país só pode ser considerado independente quando toda a sua população é capaz de tomar decisões baseadas nas informações que recebe e processa. Sustentado numa população que consegue entender a realidade que o envolve, fazer análises corretas e independentes, tomar decisões tendo como base o conhecimento adquirido.

. Com aproximadamente 50 milhões de pessoas no Brasil enfrentando reais dificuldades de leitura e compreensão de texto, o que se espera, infelizmente, é a mera reprodução daquilo que ouvem, gerando baixa produção de conteúdo e inovação em todos os processos, além de estarem suscetíveis a um alto nível de manipulação.

. Uma pessoa que não consegue ler e compreender um texto, uma informação, uma orientação de trabalho, não se desenvolve profissionalmente. Fica estagnada, não evolui ou cresce profissionalmente, o que resulta em consequências negativas para ela, sua família, para sociedade e para o País.

. Existem programas importantes como o EJA e outras ações de impacto promovida por Organizações Não Governamentais e iniciativa privada, mas que ainda estão longe de conseguir atender a demanda existente.

. O que podemos fazer como cidadãos:

  1. Identificar pessoas que se enquadrem na condição de analfabeto ou analfabeto funcional. Todos conhecemos alguém que se enquadra nesta condição. Alguns estão dentro de casa ou muito próximos dela.
  2. Apoiar, incentivar e orientar a procura de programas de alfabetização de adultos, criando oportunidades para que possam frequentar estes cursos. Procurar se informar onde existem e como funcionam, incentivando as pessoas a frequentarem estes espaços.
  3. A iniciativa privada deve incentivar o desenvolvimento de seus funcionários no saber ler e escrever de fato. Promover espaços de troca, de liberação de horário de trabalho para o aprendizado de seus colaboradores é um caminho para viabilizar seu desenvolvimento e aprendizado.
  4. Ficar atentos às promessas dos candidatos, sua preocupação e compromisso com a redução do índice de analfabetismo que é crucial.

Ao comemorarmos o bicentenário da independência, é nossa obrigação como cidadãos, como brasileiros, assumirmos parte da responsabilidade de mudar a realidade que vivemos. Um país só é verdadeiramente independente quando seu povo é livre para decidir seu destino.

 

Ismael Rocha 7.9.22

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