COMPREENDER
Conhecendo as necessidades dos 49+, podemos definir o que podemos oferecer e aplicá-lo ao mercado.
MODELAR
Ajudamos a avaliar o potencial do mercado para seu produto ou serviço, definir o público-alvo e determinar as preferências dos consumidores.
ATIVAR
O foco nesta fase é encorajar os usuários a expressarem seus pensamentos e atitudes quanto ao novo produto ou serviço e ainda capturar as emoções da experiência do usuário.
AVALIAR
Por meio de reuniões periódicas com o time e baseados nos OKRs (Objectives and Key Results) definidos, fazemos o processo de análise e avaliação dos resultados alcançados.
Inclusão social é o processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e direitos, que foram excluídas nas relações socioeconômicas.
A sociedade inclusiva pressupõe que ela se transforme em uma sociedade de oportunidades, onde a valorização da diversidade, equidade e inclusão é importante para abrir novos espaços, ajudando a construir um mundo mais justo. E isto também é responsabilidade e oportunidade às empresas.
Apesar de muitos esforços, ainda hoje vemos a exclusão e a segregação sendo praticadas em relação a diversos grupos sociais. Dentre eles, o público sênior. A longevidade é um fenômeno já presente em muitos países. Mas só recentemente percebemos as implicações disso para a sociedade. Em relação à economia, algo em torno de 50% do consumo dos países que já passaram pelo aumento de vida da população provêm de indivíduos com mais de 50 anos.
Destaque-se que não é correto buscar caracterizar os 50+ como um público homogêneo. Em geral, a população mais idosa (oriunda dos chamados Baby Boomers) demonstra ser menos aberta ao envolvimento com novos tópicos, como tecnologias digitais e melhorias médicas.
No entanto, a Geração X, predecessora desta geração de idosos, foi impactada pela tecnologia e tem se mostrado cada vez mais participativa em negócios com características inovadoras, inclusive sendo responsável por iniciativas empreendedoras em todo o mundo. A este grupo é fundamental a ampliação de oportunidades, quer seja pelo potencial de consumo que representa, quer seja pela importância como grupo social.
A melhoria dos padrões de vida da humanidade aliado ao desenvolvimento de novos medicamentos são os principais responsáveis pelo aumento dos anos de vida da população. Não é só a expectativa de vida que tem crescido, mas também os desafios impostos. A manutenção de um padrão de vida digno, em uma sociedade que tem diminuído os postos de trabalho e o preconceito crescente contra os mais velhos, desvalorizando sua experiência e conhecimento, faz com que este público se torne vulnerável e excluído.
No Brasil, o mercado para as pessoas 49+ é significativo (23% da população brasileira), está em crescimento (27% já em 2025) e poucas empresas têm dado a merecida atenção. Os baby boomers e a geração X chegaram à maturidade, com poder de compra nas mãos e exigências diferenciadas. No mercado norte-americano, representam cerca de 53% do total do consumo.
Um estudo da Nielsen aponta que essa faixa etária representa 38% dos lares no Brasil, e é responsável por 40% das despesas de casa.
Eles não querem ser tratados com estereótipos ou rótulos tão limitados, mas sim pela máxima individualização. Dentro deste público, encontram-se muitos e diferenciados perfis. Conhecer cada um deles, suas nuances e desejos, é hoje a melhor porta de entrada ou de crescimento para muitas marcas, produtos e serviços.
Neste cenário, a NEXTT 49+ ajuda a construir soluções adequadas à realidade de cada empresa. Com isso, temos maior velocidade na implementação e resultados mais rápidos. Conheça mais de nossa forma de trabalhar.
Conhecendo as necessidades dos 49+, podemos definir o que podemos oferecer e aplicá-lo ao mercado. Os padrões de consumo mudam com a Silver Economy e, se soubermos nos adaptar, será uma das maiores oportunidades de negócios nos próximos anos. Os seniores de hoje não são os de ontem e não serão os de amanhã.
Por meio de estudos e pesquisas, podemos:
- Identificar o impacto da longevidade na sociedade e na indústria onde sua organização atua;
- Analisar os padrões de consumo desse segmento da sociedade;
- Identificar nichos de mercado específicos, abrindo oportunidades com grande potencial para seus negócios.
Quantos e onde estão os seniores;
Como estão divididos em relação a idade e gênero;
O que consomem, fazem, pensam e aspiram;
Quais são seus estilos de vida, suas especificidades, seus consumos, suas atividades, suas relações com os filhos e netos, suas visões políticas, suas perspectivas de futuro?
Ajudamos a avaliar o potencial do mercado para seu produto ou serviço, definir o público-alvo e determinar as preferências dos consumidores. Além da análise de demanda, construímos estratégias para envolver os próprios sêniores em nosso processo de pesquisa de mercado, permitindo que se compreenda melhor as necessidades dos consumidores, personalizar os serviços prestados às suas preferências e definir o preço a um nível que garanta o sucesso no mercado.
Podemos apoiar nossos clientes em todas as etapas de criação de produtos e serviços inovadores.
Utilizando metodologias próprias e disruptivas, estimulamos a criatividade para que seja possível criar versões de um produto ou serviço, ou até mesmo gerar uma ideia totalmente diferente. Fornecemos conhecimento especializado, ferramentas analíticas de ponta, perspectiva externa valiosa e experiência prática proveniente do contato com o público sênior.
Pode-se utilizar grupos focais, e neles técnicas como storytelling para vislumbrar o uso na situação real.
Outra forma é promover workshops ou painéis, onde os usuários são estimulados a interagir com a solução e questões sobre usabilidade, design etc., gerando conclusões por meio da observação direta das interações/ reações do usuário.
A NEXTT49+ pode ajudá-lo na estratégia correta de entrada no mercado. O foco nesta fase é encorajar os usuários a expressarem seus pensamentos e atitudes quanto ao novo produto ou serviço e ainda capturar as emoções da experiência do usuário.
Somos especializados no desenvolvimento de planos de marketing e comunicação que atinjam o target sênior com quem você deseja interagir.
Oferecemos um pacote completo de serviços - desde a definição do conceito do projeto e opções para sua implementação.
Ajudamos a adaptar ou desenvolver novos serviços, produtos, campanhas de marketing ou processos internos, às necessidades dos seniores como clientes e assim obter uma importante vantagem competitiva.
Por meio de reuniões periódicas com o time e baseados nos OKRs (Objectives and Key Results) definidos, fazemos o processo de análise e avaliação dos resultados alcançados.
Neste momento, são identificados gaps e oportunidades de melhoria para o desenvolvimento dos produtos e serviços.
Simultaneamente, a equipe é estimulada a realizar um processo de autoavaliação e gestão do seu tempo, em busca de aprimoramento de performance.